Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato A Imobiliária Vender / Alugar meu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Notícias Parceiros Correspondente Bancário Compra de Imóvel da Caixa

Notícias

​Retomada de imóveis por bancos: Entenda o que muda com decisão do STF

27/10/2023 - Direito Imobiliário

noticias


Migalhas ouviu especialistas em Direito Imobiliário acerca do julgamento que validou dispositivos da lei 9.514/97.
 

Nesta quinta-feira, 26, STF decidiu, por maioria, que a retomada pelo banco de imóvel dado em garantia, sem a intervenção do judiciário, conforme previsto na lei 9.514/97, é constitucional.
Mas o que a decisão da Corte muda, na prática?
Para responder a esta pergunta, Migalhas ouviu especialistas em Direito Imobiliário: os advogados André Abelha e Alexandre Junqueira Gomide, presidente e vice do IBRADIM - Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário, que atuou como amicus curiae no processo. Ambos explicaram que o STF apenas validou procedimento que já ocorre por previsão legal, e destacaram que a alienação fiduciária revolucionou o mercado imobiliário dos últimos 20 anos.
Conforme esclarece André Abelha, o STF decidiu que a execução extrajudicial do imóvel dado em garantia pelo devedor é compatível com as garantias processuais da Constituição - ou seja, que a cobrança, em cartório, do valor em débito, e o leilão extrajudicial do imóvel, no caso de não pagamento da mora, não violam o contraditório e a ampla defesa, não afastam o acesso do devedor ao Judiciário, nem afrontam o direito à moradia.
Para Abelha, se o STF tivesse decidido o contrário, "teríamos, provavelmente, a maior crise da história do mercado imobiliário nacional". 
O especialista considera que a alienação fiduciária revolucionou o mercado de crédito imobiliário, sendo uma garantia real usada em quase 100% das operações.
 
"Retirar sua eficácia teria sido um desastre. Com sua manutenção, cai a espada que pairava sobre a cabeça do mercado. Ganhamos em segurança jurídica. E isso deve significar crédito mais disponível e mais barato."

Ele explica que a decisão possui carga simbólica poderosa e contribui para o movimento de desjudicialização no Brasil. 
No mesmo sentido é a opinião de Alexandre Junqueira Gomide. Ele destaca que a alienação fiduciária foi responsável pelo desenvolvimento do mercado imobiliário nos últimos 20 anos e pela crescente elevação do crédito imobiliário às famílias brasileiras. 
A morosidade e insegurança jurídica da execução hipotecária realizada antes da lei 9.514/97, diz o advogado, restringiam o acesso ao crédito imobiliário, de custo elevado, já que o risco na concessão do financiamento era alto.
"A decisão, embora pareça óbvia, reforça a segurança jurídica e beneficia milhares de brasileiros que continuarão a ter acesso simples e célere ao crédito imobiliário. Caso a Corte houvesse declarado a inconstitucionalidade da lei 9.514/97, uma infinidade de procedimentos seria obstada e certamente o crédito imobiliário voltaria a ser reduzido aos brasileiros."

O advogado acrescenta que, embora a constitucionalidade tenha sido declarada, a lei pode ser aperfeiçoada. Isso já vem sendo realizado nos últimos anos, como, por exemplo, pelo PL 4.188/21 - o chamado Marco Legal das Garantias de Empréstimo.
 
Procedimento
Alexandre Gomide explica como funciona o procedimento para o caso de não pagamento, previsto na lei 9.514/97 e validado pela Suprema Corte.
Se inadimplida a obrigação, o devedor será intimado e terá a oportunidade de pagar a dívida. Decorrido o prazo de pagamento, se este não for feito, a propriedade será consolidada em nome do banco.
Mesmo assim, observa o advogado, o imóvel não é "tomado", como tem sido afirmado.
A lei obriga o banco a realizar leilões regulares para garantir que o imóvel seja arrematado por terceiros. Com a arrematação, o valor que ultrapassar a dívida será devolvido ao devedor. 
Caso não haja arrematantes, e considerando que o bem foi consolidado em nome do banco, ele poderá se apropriar do imóvel. 
O advogado ainda ressalta que o procedimento é realizado em cartório de registro de imóveis, de modo que, em caso de ilegalidade, o oficial não permitirá o seguimento do procedimento. 
No mais, havendo ofensas a direitos do devedor (mutuário), ele poderá propor ação judicial.

ACASA NOVA FACILITADORA IMOBILIÁRIA, CRECI 10356, é especializada e credenciada para intermediação e assessoramento gratuitos na venda de imoveis retomados/adjudicados pela CAIXA.




Fonte: https://www.migalhas.com.br/quentes/396067/retomada-de-imoveis-por-bancos-entenda-o-que-muda-com-decisao-do-stf

Outras Notícias

Investir na Compra de Imóvel da Caixa para lucrar na Revenda

<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.894); font-family: SegoeUIVariable, SegoeUI, " segoe="" ui",="" "helvet...

Caixa deve disponibilizar garagem acessível a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em imóvel do “Minha Casa, Minha Vida”

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão de primeiro grau que entendeu ser dever da Caixa Econômic...

Por que você deve atualizar a matrícula do imóvel antes da Reforma Tributária?

Completar todos os procedimentos agora é a melhor maneira de evitar o pagamento de altos valores em impostos BRUNO ANDRADE bruno.andrade@est...

As Tendências do Mercado Imobiliária na Cidade de Maricá

As tendências do mercado imobiliário em Maricá, RJ oferecem insights valiosos para investidores e compradores que desejam tomar de...

Zuk quer dobrar de tamanho colocando leilão no radar dos compradores de imóveis

Henri Zylberstajn, CEO da Zuk, defende que leilões sejam nova opção para quem quer adquirir um imóvel Beatriz Ques...

A Caixa Econômica Vende Imóveis em Maricá com Preços Incríveis e Assessoramento Gratuito por Imobiliária Especializada.

Cerca de 100 Imóveis da Caixa à Venda em Maricá com Assessoramento Gratuito da Imobiliária Acasa Nova Facilitadora Imobili...

É MEI e quer financiar a casa própria? Veja lista de documentos para conseguir crédito imobiliário.

Especialistas ouvidos pelo EXTRA dizem ser possível realizar sonho da casa própria se empreendedor souber comprovar renda Por Carolin...

Casa própria: veja 29 ofertas de imóveis na planta no Rio e na Região Metropolitana por até R$ 350 mil

Saiba ainda condições de financiamento imobiliário oferecidas pelas instituições financeiras Por Ana Clara Velos...

Minha Casa Minha Vida tem NOVAS regras a partir do dia 18; saiba como te afetará

A partir de 18 de maio, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terá novas diretrizes para o financiamento de imóveis usados. Essas muda...

Financiou imóvel com juros altos e a Selic está caindo? Portabilidade de crédito é opção.

Especialistas explicam se já é a hora de pedir a transferência do financiamento para outra instituição. Maria Lui...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

  Avenida Circular, 68, Qd. 15 Lt 13 C1 Barroco (Itaipuaçu) Maricá - RJ

   

  (21) 98607-0001

   

redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_pinterest.pngredesp_whatsapp.png

sobre nós



ACASA NOVA FACILITADORA IMOBILIÁRIA LTDA
CRECI 10.356

  • MARICÁ - RJ
  • RIO DE JANEIRO - RJ


Mapa de Localização

www.acasanova.imb.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias