Inicial Imóveis para Venda Imóveis para Locação Contato A Imobiliária Vender / Alugar meu Imóvel Pesquisa Completa Financiamento Notícias Parceiros Correspondente Bancário Compra de Imóvel da Caixa

Notícias

Saiba como reduzir o financiamento de imóveis em até 80% com a amortização

08/03/2024 - Financiamento Imobiliário

noticias

Contratante de um financiamento imobiliário pode usar mecanismos para acelerar o pagamento ou reduzir o valor.

Publicado em 08/03/2024 por LORENA SOUSA

O financiamento é a forma mais comum de conquistar a tão sonhada casa própria, principalmente no Brasil. Ao adquirir um imóvel, é possível parcelar o valor por 30 anos ou até mais, mas os juros pagos até o final do contrato aumentam junto com o tempo de parcelamento.
Para quem financiou uma propriedade e deseja reduzir o prazo de quitação e/ou o valor das parcelas, uma boa alternativa é a 
amortização da dívida. O termo refere-se ao mecanismo de pagar parte do valor total ou reduzir o tempo em que ele será quitado.
As possibilidades de amortização vão desde o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) até das próprias economias do comprador. No primeiro caso, existem algumas regras a ser seguidas.

 

Como funciona a amortização?

A amortização de dívidas, assim como outras atividades financeiras exercidas por bancos e instituições financeiras, são fiscalizadas pelo Banco Central, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e por outras instituições de controle. A legislação que trata do assunto fixa algumas regras gerais, que podem mudar com o contrato, o perfil do imóvel e outras variáveis.

financiamento em si já funciona como um processo de amortização, já que além de pagar uma parte do valor do imóvel, o cliente também paga os juros todos os meses. Os sistemas mais conhecidos são a tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) e a tabela Price, como é conhecido o Sistema de Amortização Francês.

Na tabela SAC, as primeiras parcelas do contrato são mais altas e vão caindo ao longo dos anos, pois os juros são calculados sobre o saldo devedor. Já na tabela Price, todas as parcelas têm o mesmo valor e os juros não oscilam durante o contrato.

Utilizando qualquer quantia para abater parte do saldo devedor, é possível quitar a dívida muito mais rápido. Também dá para diminuir a parcela, mas nesse caso o desconto é mensal e o prazo de pagamento não muda.

Possibilidades de amortização

O cliente que opta pela amortização pode utilizar as próprias economias ou o FGTS, explica a gestora imobiliária e correspondente bancária Fernanda Oliveira, especialista em crédito imobiliário.

“O Fundo de Garantia é bem versátil, porque a pessoa pode utilizar a cada dois anos no saldo devedor, diminuindo o prazo do financiamento, isso acarreta menos juros e acaba liquidando o financiamento muito mais rápido. E dependendo do momento que a pessoa está vivendo, se de repente ela precisa diminuir o valor da parcela, ela pode fazer isso todo ano amortizando o valor da parcela em até 80% do valor total”, detalha.

Negociar uma amortização extra é um processo simples, inclusive possível por meio de aplicativos em alguns bancos. Contudo, é preciso fazer as contas porque os juros sobre o saldo devedor seguem correndo ao amortizar a parcela.

“Quanto antes de liquidar esse processo de financiamento, essa dívida, menos juros ela está pagando, então, o ideal é que ela faça a cada dois anos essa amortização e não só com o Fundo de Garantia”, diz a especialista.

No caso do FGTS, o valor pode ser utilizado para diminuir o saldo devedor a cada dois anos ou reduzir a parcela em até 80% do valor, todo ano. Além disso, é possível utilizar o fundo somente na compra da primeira casa.

“São condições de negócio que a pessoa precisa avaliar com calma, com tranquilidade, e prestar muita atenção na hora de assinar esse contrato: ver as condições gerais, ver eventual questão para transferência do banco e ver principalmente a questão da amortização como funciona”, completa o advogado Marcelo Bertoncini, mestre em Direito e com atuação em Direito Imobiliário.

*Com informações do g1.

CLIQUE AQUI PARA SIMULAR O FINANCIAMENTO DE SEU PRÓXIMO IMÓVEL COM OS NOSSOS BANCOS PARCEIROS




Fonte: https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2024/03/saiba-como-reduzir-o-financiamento-de-imoveis-em-ate-80-com-a-amortizacao/

Outras Notícias

Investir na Compra de Imóvel da Caixa para lucrar na Revenda

<span style="color: rgba(0, 0, 0, 0.894); font-family: SegoeUIVariable, SegoeUI, " segoe="" ui",="" "helvet...

Caixa deve disponibilizar garagem acessível a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida em imóvel do “Minha Casa, Minha Vida”

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a decisão de primeiro grau que entendeu ser dever da Caixa Econômic...

Por que você deve atualizar a matrícula do imóvel antes da Reforma Tributária?

Completar todos os procedimentos agora é a melhor maneira de evitar o pagamento de altos valores em impostos BRUNO ANDRADE bruno.andrade@est...

As Tendências do Mercado Imobiliária na Cidade de Maricá

As tendências do mercado imobiliário em Maricá, RJ oferecem insights valiosos para investidores e compradores que desejam tomar de...

Zuk quer dobrar de tamanho colocando leilão no radar dos compradores de imóveis

Henri Zylberstajn, CEO da Zuk, defende que leilões sejam nova opção para quem quer adquirir um imóvel Beatriz Ques...

A Caixa Econômica Vende Imóveis em Maricá com Preços Incríveis e Assessoramento Gratuito por Imobiliária Especializada.

Cerca de 100 Imóveis da Caixa à Venda em Maricá com Assessoramento Gratuito da Imobiliária Acasa Nova Facilitadora Imobili...

É MEI e quer financiar a casa própria? Veja lista de documentos para conseguir crédito imobiliário.

Especialistas ouvidos pelo EXTRA dizem ser possível realizar sonho da casa própria se empreendedor souber comprovar renda Por Carolin...

Casa própria: veja 29 ofertas de imóveis na planta no Rio e na Região Metropolitana por até R$ 350 mil

Saiba ainda condições de financiamento imobiliário oferecidas pelas instituições financeiras Por Ana Clara Velos...

Minha Casa Minha Vida tem NOVAS regras a partir do dia 18; saiba como te afetará

A partir de 18 de maio, o programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) terá novas diretrizes para o financiamento de imóveis usados. Essas muda...

Financiou imóvel com juros altos e a Selic está caindo? Portabilidade de crédito é opção.

Especialistas explicam se já é a hora de pedir a transferência do financiamento para outra instituição. Maria Lui...
Informe o número correto
icone-whatsapp 1

  Avenida Circular, 68, Qd. 15 Lt 13 C1 Barroco (Itaipuaçu) Maricá - RJ

   

  (21) 98607-0001

   

redesp_facebook.pngredesp_youtube.pngredesp_pinterest.pngredesp_whatsapp.png

sobre nós



ACASA NOVA FACILITADORA IMOBILIÁRIA LTDA
CRECI 10.356

  • MARICÁ - RJ
  • RIO DE JANEIRO - RJ


Mapa de Localização

www.acasanova.imb.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias